segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A MILENAR ARTE CHINESA DA CURA 







Carmen Doris Reichelt

Graduação em Psicologia

Especialização em Neuropsicologia e Acupuntura

Andradas 1234, conj. 1601 fone (51) 3228 63 82 - PoA - RS




O ser humano normal é dotado de uma grande diversidade de tons, e de nuances nos sentimentos. Ele possui um equipamento bio-psicológico capaz de fazê-lo sentir alegria e tristeza, ansiedade e relaxamento. Portanto, uma situação de pressão, que o coloque frente a frente a um fator estressor, pode provocar-lhe reações fisiológicas intensas e desagradáveis, mas logo que tal situação se resolva, ele volta ao normal.

O desempenho de cada um está relacionado com o estado de humor e com a percepção da situação vivida.



Terapia cognitivo comportamental


A terapia cognitivo comportamental (desenvolvida por Aaron Becker década de 60 nos Estados Unidos) dá ênfase ao exame dos pensamentos e crenças relacionados aos estados de humor, comportamentos, reações físicas e aos acontecimentos em nossas vidas.

"O amplo impacto que a Terapia Cognitiva (TC) causou no campo da psicologia clínica não se deu por acaso. Na mesma proporção em que foram sendo apresentados estudos empíricos comprobatórios de sua eficácia no tratamento de uma gama cada vez maior de transtornos mentais, esta modalidade psicoterápica foi conquistando seu espaço entre os profissionais da área da saúde mental." (PERGHER, 2006)

A ferramenta terapeutica da Terapia Cognitivo Comportamental encontra-se fundada nas seguintes bases:

- A interpretação de uma situação, em vez do fato em si, é freqüentemente expressa em pensamentos ou imagens mentais, estes são automáticos e inquestionáveis, ou seja, vem a mente de forma imediata e absoluta.

- Portanto, as pessoas com freqüência aceitam seus pensamentos automáticos como verdadeiros, sem maior reflexão ou avaliação.

- Os pensamentos automáticos influenciam nossas respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas de forma subseqüente e interativa.

- Os pensamentos automáticos estão na experiência comum de todos nós.


Tomando ciência dos pensamentos


- Identificar, avaliar, e responder a pensamentos automáticos produzem uma mudança positiva nos estados emocionais e comportamentos.

- A habilidade para aprender a identificar pensamentos automáticos é semelhante aquela que utilizamos para desenvolver qualquer outra atividade em nossa vida.

"O processo de busca de soluções incita uma postura ativa no tratamento, pois o treino desenvolve habilidades para acessar um "banco de dados" relevante por conta própria, passando para uma resolução de problemas cada vez com maior autonomia."(PERGHER, 2006)


Quando uma pessoa pode determinar o tipo da distorção do pensamento, ela pode avaliar mais objetivamente a validade de seu pensamento.


Dar-se conta é o primeiro passo!




Felipe Reichelt Emmel

Graduação em Naturopatia

Shiatsu & Acupuntura

Especialização em Seitai

Andradas 1234, conj. 1601 fone (51) 3228 63 82 - PoA - RS


"Esperar ficar doente para se cuidar é o mesmo que
esperar ter sede para começar a cavar um poço."
Nei Ching

Fale conosco:
felipemmel@yahoo.com

fone (51) 3228 63 82 ou 8453 94 46


Terapias Orientais e Acupuntura


As Terapias Orientais objetivam restabelecer o fluxo da energia vital pelo organismo, e para isso, lançam mão de vários recursos tais como o sistema alimentar, exercícios respiratórios e físicos, bem como massagens ou acupuntura. Para a manutenção da saúde e do bem-estar o princípio é equilíbrar internamente as forças Yin e Yang, que representam o microcosmo do universo em cada um de nós. A filosofia Taoísta compreende que somos parte integrante do universo. As energias do Céu e da Terra fluem pelo nosso corpo, a saúde é o nosso equilíbrio com a natureza. É preciso compreender que somos parte da natureza, e por ela influenciados.

Para as diversas situações onde aparece a ansiedade, pontos específicos de acupuntura podem ser utilizados, de acordo com a característica principal apresentada pelo paciente, considerando as condições específicas de cada sofrimento.

MERIDIANOS DE ACUPUNTURA
CANAIS ENERGÉTICOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário